O Sol é a principal fonte de energia disponível em Portugal, pelo que o seu aproveitamento representa uma grande poupança energética. A energia solar térmica consiste na transformação da irradiação solar direta em energia térmica e, consequentemente, em energia elétrica. As temperaturas alcançadas podem ser superiores a 1000°C.
É frequentemente usada para o aquecimento de água doméstica, sistemas de aquecimento central, ou até mesmo para processos industriais que requerem água quente. Os coletores solares térmicos captam a energia do sol e convertem-na em calor. Geralmente, esses coletores são painéis planos ou tubos de vácuo que absorvem a radiação solar. A energia térmica gerada é armazenada num depósito térmico para uso posterior, como aquecimento de água para chuveiros, piscinas ou aquecimento ambiente. Como estes sistemas aproveitam a energia em forma de calor, os desperdícios são muito reduzidos, apresentando estes sistemas rendimentos até 70%. A energia térmica costuma também ser associada a uma duração mais longa dos equipamentos.
A Inforgás, de encontro com as suas necessidades, encontrará a melhor solução para si, trabalhando em parceria com marcas conceituadas como a Bosch Termotecnologia, Dietrich, Rotex (grupo Daikin), Solzaima, entre outras.
Existem 2 tipos de Sistemas Solares Térmicos, estes podem ser Termossifão (compacto) ou Circulação Forçada. Em ambos, os coletores solares térmicos convertem a energia do Sol em calor (energia térmica). Este é conduzido através de um fluido térmico, que circula no interior da serpentina do acumulador de água, aquecendo-a.
É um painel solar que aproveita a energia do sol para aquecer a água, neste caso o depósito fica junto ao painel, instalado por cima do mesmo. São instalados para várias soluções, como aquecimento de piscinas, água quente sanitária, spas, ou locais onde seja necessário usar água quente.
Principais vantagens do sistema de termossifão
Os painéis solares de circulação forçada são idênticos aos termossifões, só que em vez de o depósito da água ficar junto ao painel, ou seja, instalado no telhado, é colocado no interior da moradia. Assim o depósito pode ainda ser acoplado a outra fonte de produção de água quente, como um recuperador a água.
Exemplos de sistemas solares de circulação Forçada: Drain-back e Pressurizado.
Como funciona o sistema drain-back?
A estação solar assegura o enchimento do circuito solar e circulação da água quando há radiação disponível, assegurando o transporte da energia solar para o depósito. Sempre que a estação solar deixa de funcionar, a água presente nos coletores regressa ao armazenamento térmico.
A entrada de ar que permite a drenagem é assegurada por um orifício sempre posicionado fora da água (à pressão atmosférica). Graças a este tipo de funcionamento único, não são necessários dispositivos de segurança, válvulas de segurança, vasos de expansão, válvula anti-retorno ou glicol.
Principais vantagens do sistema drain-back
Como funciona o sistema pressurizado?
O líquido de transporte de calor é misturado com glicol para evitar a congelação no sistema de coletores solares. Sempre que os coletores solares atingem um nível de temperatura útil, o sistema proporciona um fornecimento contínuo de energia.
Principais vantagens do sistema pressurizado