Água Quente Sanitária (A.Q.S.) são as águas de consumo doméstico que se pretendam a uma temperatura superior à que é fornecida pela rede de abastecimento público, podendo ser produzidas por: um esquentador, uma caldeira, um acumulador ou bomba de calor. Todos eles com as energias elétrica, a gás e solar (painéis solares).
Contudo, as escolhas dos sistemas de produção de água quente não dependem só do preço das energias. Acima de tudo, dependem das fontes de energia disponíveis na habitação e/ou instalação do aquecimento existente.
Uma boa instalação de aquecimento central começa por um diagnóstico preciso do projeto ou obra existente, a fim de propor uma solução técnica que corresponda plenamente às necessidades da habitação.
A determinação de carga térmica (Aquecimento e A.Q.S.) a fornecer é um passo fundamental na seleção do equipamento adequado. Este Aconselhamento deverá ser obtido através de um estudo térmico rigoroso efetuado por um gabinete de projeto especializado.
Em habitações existentes, na ausência de informação detalhada quanto às necessidades térmicas da habitação, deverão ser respeitadas as potências e condições de funcionamento dos diversos elementos emissores de calor que compõem o sistema, tais como: radiadores e toalheiros, piso radiante ou ventilo-convetores.